Vereadores



A função do Poder Legislativo consiste na elaboração das Leis Municipais, as aprova para que sejam sancionadas e executadas pelo prefeito. Este órgão deve ter imparcialidade entre estes poderes tendo em vista que tem o objetivo de acompanhar, fiscalizar e orientar o Executivo quanto à aplicação dos recursos públicos oriundos de diversas esferas governamentais.

Com a instalação do município, em 15 de março de 1954, teve-se a posse do primeiro Prefeito de Cruzeta o Dr. Sérvulo Pereira de Araújo. Foi neste mesmo ano que ocorreu a primeira eleição que elegeria o nosso primeiro prefeito constitucional e os primeiros membros que constituiriam a Câmara Municipal.

Dr. Sílvio Bezerra de Melo foi escolhido, pelo voto popular, para ser o representante do Executivo.

Para representar o Poder Legislativo foram escolhidos oito vereadores:

• Antônio Alves da Cunha
• Tiburtino Bezerra de Araújo
• Sebastião José de Araújo
• João Damasceno Lopes de Araújo
• Cícero Simão Bezerra
• Miguel Pereira de Araújo
• Ladislau Salvino de Medeiros
• João Bernardino Filho

Na época quem presidiu a Presidência da Câmara foi o Sr. Felix Pereira de Araújo, Vice-prefeito, companheiro de chapa do Dr. Sílvio Bezerra de Melo.
A posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores dera-se a 31 de janeiro de 1955.

Para sede da Prefeitura e da Câmara Municipal fora alugada uma casa residencial bastante simples e sem muita estrutura física e mobiliária. A Câmara fora instalada em um pequeno compartimento deste imóvel, onde hoje é a junta militar e posteriormente em uma sala na própria prefeitura.

Muitas pessoas de renome já passaram pela Câmara Municipal de Cruzeta e deram o seu melhor para o progresso do nosso município.


Fonte: Portfólio Cultural do RN

Ver Porfírio de Assis (PSB), Verª Maria de Lurdes (PMDB), Ver Itan Lôbo (PSB), Ver José Leônidas (PSB), Ver Joaquim José (PR), Verª Mônica Medeiros (PSB), Ver Edílio Lôbo (PMDB), Ver Cipriano Pinheiro (PMDB), Ver Domingos Alves (PMDB)
Na foto acima estão os atuais vereadores com mantado de 2008 a 2012.