11 de abril de 2021

17ª Legislatura Municipal

Câmara de Vereadores de Cruzeta chega a sua 17ª Legislatura, de 2021 a 2024. 

 Por Hutson Barbosa 

Ao longo dos anos, a Casa Legislativa Cruzetense tem contribuído para o desenvolvimento do município, evidentemente, houve erros e acertos, natural num processo evolutivo de uma cidade em constante transformação.

 A legislatura atual, nesses primeiros cem dias, apresentou indícios de como será o comportamento e o tom dos vereadores no plenário durante as Sessões, que são transmitidas ao vivo pelas redes sociais, com interação em tempo real dos munícipes.

 Percebe-se que o clima evidenciado na campanha eleitoral de 2020, permanece presente nos discursos de parte dos edis mais entusiasmados. Resta-nos saber até quando terá duração esse comportamento, se é apenas no início ou tornasse-a uma constante. Em conversa com parlamentares experientes, nos foi dito que o comportamento atual lembra o da legislatura de 2013/2016, em que as discussões costumavam ser acaloradas. Inclusive tem um vídeo no YouTube que comprova isso: (https://www.youtube.com/watch?v=nIRQhP9MTNg).

Os vereadores representam à sociedade. Os eleitos reproduzem os diferentes perfis existentes entre à população. A cada nova eleição a Casa passa por transformações e sua nova composição demostra como a sociedade, formada por pessoas, tem avançado ao longo dos 100 anos de fundação do município. Por isso a importância de uma câmara diversificada, que permita as mais variadas representações.

Em outras legislaturas os problemas em evidência eram: a seca, a chikungunya, a dengue, a doença do rato (hanseníase), entre outros. O último ano da legislatura passada (2017/2020) pegou o início da pandemia do coronavírus que continua neste ano. Os atuais parlamentares têm a incumbência de atuar no enfrentamento à pandemia da Covid19 e suas consequências, nas limitações de um legislador, isso exige dos agentes políticos; sabedoria, sensatez e equilíbrio, para poder interagir com a sociedade de forma a dar-lhes suporte e orientações, já que o emocional dos cidadãos é afetado, seja pelas perdas humanas ou por questões econômicas, entre outras razões. É necessário somar esforços para evitar que a esperança do povo desfaleça!

Fazemos parte de uma democracia representativa, em que o povo delega o seu poder de decisão a outras poucas pessoas, que deverão tomar decisões por eles. Nesse sentido, faz-se necessário ter um Legislativo forte e atuante que se relacione bem com os demais poderes e com o povo.

O revanchismo político sempre esteve e estará presente nos debates dos plenários das Câmaras de Vereadores. O diferencial, de acordo com a filosofia política, diz respeito à qualificação do homem ou da mulher como um ser que realiza os seus mais altos fins, enquanto parlamentar, para lidar com as diferentes situações apresentadas, isso exige habilidade e, em alguns casos, maturidade política.

Torcemos e contribuiremos para que o nosso Legislativo se fortaleça cada vez mais, prestando um serviço de excelência aos cruzetenses. Avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Uso de palavrões e mensagems de ataque pessoal não serão permitidos nos comentários.
2 - Postagens Anônimas poderão não ser publicadas, ficando a critério da redação.